Matriz Machico

Generic placeholder image

A igreja matriz de Machico, cujo o orago é Nossa Senhora da Conceição, foi construída no primeiro quartel do século XV. Em 1460 já era igreja paroquial, sendo o seu primeiro pároco João Garcia. Diz o povo que a igreja de Machico começo a ser construída pela vontade do povo e do seu capitão donatário. Por isso, não ostenta o brasão da coroa, como aparece nas igrejas mais antigas.
Em 1485 consta que D. Manuel I, ainda Duque de Beja, doou a esta igreja três colunas de mármore branco, colocadas no pórtico lateral (porta da Travessa). Por tradição também de diz que D. Manuel I ofereceu a imagem da “Imaculada Conceição”, conhecida como a “Virgem de D. Manuel” duma oficina flamenga, hoje no museu da Arte Sacra do Funchal.

Generic placeholder image

· A igreja tem três capela interiores. A mais antiga será de S. João Batista, mandada edificar por Tristão Vaz Teixeira, o 2º capitão donatário de Machico, conhecido como o “Tristão das Damas”, pelo ano 1496. Há a capela dos Reis Magos, mandada construir pela filha do 1º capitão donatário, D. Branca Teixeira, no fim do século XV. Esta capela possuía um retábulo representado a “Adoração dos Reis Magos”, data do século XVI, hoje no museu Arte Sacra do Funchal. Foi também a Capela do S. Sacramento até os anos quarenta do século XX. Ainda podemos ver restos da porta divisória e símbolos eucarísticos no altar. Sob o soalho desta capela estão restos de azulejos policromados, tipo padrão, do século XVII. Outra capela é a do Espírito Santo, edificada por Sebastião de Morais em meados do século XVI. Possui duas pinturas a óleo sobre Madeira, “Santíssima Trindade” e “Pentecostes”. Existia também no altar desta capela uma pintura a óleo sobre madeira da “Ultima Ceia”, mas que agora se encontra no Cartório paroquial. Todas elas são datadas de 1550 e atribuídas a Diogo de Contreiras. Existe também o altar de S. Francisco Xavier, instituído pelo cónego Manuel Pereira de Castro, pároco de Machico, em 1715.
 · Do lado do ambão temos o altar colateral do Coração de Jesus, tendo em dois nichos uma imagem de S. José em madeira do século XVII ou XVIII e uma imagem do Coração de Maria e está no altar a imagem de S. Francisco de Assis. No lado oposto há uma pintura sobre tela “As Almas do Purgatório”, uma imagem de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora de Fátima e de Santo António de Lisboa.
 · Em 1747 a igreja matriz de Machico foi comparada à Sé do Funchal pela sua grandiosidade e qualidade. Na verdade, o retábulo, o cadeiral e o órgão dão-lhe uma imponência grandiosa. O retábulo do altar mor em talha doura executado entre 1675 e 1698. Tem ao centro um tondo com a Santíssima Trindade em relevo policromado. Apresenta quatro nichos como os quatro evangelistas com os seus símbolos tetramórficos. A talha e as esculturas são atribuídas ao madeirense Manuel Pereira ou seu sobrinho Manuel Pereira de Almeida. Tem no altar mor o sacrário em talha dourada do século XVII. Na entrada do camarim está a imagem da Imaculada Conceição, em madeira estofada, policromada e dourada, do século XVII. No camarim expõe-se um trono eucarístico de cinco degraus em forma piramidal de talha dourada e policromada do século XVIII. Na capela mor está um cadeiral de madeira escura e arrematado com talha dourada, tendo nos espaldares a pintura dos doze Apóstolos, datado do século XVIII ou inícios do seculo XIX.
 · Na sacristia podemos observar silhares de azulejos policromados do seculo XVI, padrão de camélia, muito raro na Madeira.
 · Na entrada principal da igreja podemos observar seis lápides tumulares, em pedra, estando cinco com inscrições, identificando pessoas abastadas de Machico e um outro pedaço que atesta o reaproveitamento deste material e que para aqui foi transferido durante alguma obras que aconteceram no século XVIII e XIX. Na entrada da porta lateral também podemos observar outro resto de pedra tumular.
 · Na parede esquerda da entrada da igreja encontra-se uma pintura sobre tela de oficina regional do século XVIII apresentado a “Arvore de Jessé”: é a maior tela existente nesta Ilha da Madeira.
 · Na fachada sul da igreja encontra-se a capela de Nossa Senhora do Terço, onde hoje está instalada a Sala do Tesouro de Machico. Foi mandada construir pelo povo em 1770.
 · A igreja matriz de Machico é rica em património artístico e catequético numa cidade plantada à beira mar onde pela primeira vez se celebrou missa nesta pérola do Atlântico, a 02 de julho de 1419.